Sistemas de irrigação automatizada para Jardins podem trazer diversos benefícios como a economia de água e prolongar a vida de suas plantas, porém, você compreende como esse sistema funciona? Como ele pode te trazer vantagens através do seu uso correto? Em quais momentos programar a irrigação? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui em nosso artigo.
· Como saber o quanto de água utilizar na irrigação das minhas plantas?
Sabemos que cada espécie de vegetal, plantas e frutos possuem ecossistemas diferentes e necessitam de uma determinada quantidade e frequência de água para realizar as suas funções, por isso o sistema de irrigação automatizada para jardins faz com que as plantas recebam uma quantidade equilibrada para garantir que permaneçam sempre verdes e frescas. O excesso de água também pode causas mais sérias como o surgimento de fungos e bactérias.
· Como utilizo os sistemas de irrigação automatizada?
Esse sistema pode ser utilizado em diversas situações, em jardins pequenos ou grandes, pois os seus raios de rega podem variar de 1 a 25 metros, de forma a irrigar apenas a área de jardim, não molhando pisos e locais de passagem. A irrigação é feita com sistema eletrônico que usa sensores de umidade, de chuva, de fluxo combinados com controladores que dispensam a ação humana de forma a economizar o trabalho com o jardim e com mão de obra para cuidar deste. Em cada projeto é levados em conta diversos fatores como condições locais, fontes de água e pressão, e o que está plantado em seu jardim.
· Qual é o melhor horário para programar a minha irrigação?
Especialistas indicam que a irrigação deve ser programada para logo de manhã ou no final do dia, pois é quando as plantas têm uma melhor absorção da água, pois ao regar as plantas no meio do dia ou à tarde além da “queima” das plantas a água irá evaporar rapidamente e completamente.
· Quais são as vantagens da utilização de sistemas de irrigação automatizada?
Além da economia de tempo, pois o sistema irá realizar todo o trabalho da irrigação pra você, a redução do uso de água é o outro principal ponto positivo do uso de sistemas de irrigação automatizada. Você programa o sistema de acordo com o que precisa desde a quantidade de água, dias e horários de rega, vezes por dia que se quer regar. E quando chover o sistema irá bloquear automaticamente a irrigação. Outro ponto relevante é a drástica diminuição da reposição de plantas do seu jardim, pois a irrigação automática colocará a quantidade certa diária que a planta precisa para crescer bem. Por isso ele é encarado como investimento e não como uma despesa.
· E a manutenção de meu sistema automático de irrigação?
Se for instalado o sistema de forma correta, com bons equipamentos, bom projeto e boa equipe, a manutenção acaba sendo bem rara, pois o sistema dificilmente dará problema. Porém como no jardim as plantas crescem, e também há interferências do jardineiro, é recomendado uma manutenção preventiva pelo menos 3 vezes ao ano. Com isso consegue-se aumentar a vida útil do sistema, podendo chegar até a 20 ou 25 anos de uso.
Agora que você já sabe tudo sobre sistemas de irrigação automatizada é importante contar com uma empresa especialista nesse tipo de serviço, por isso conte com a Irrigamatic para instalar, cuidar e desenvolver o projeto para você.
Gostou de nosso artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais