Um dos grandes problemas para se manter um jardim saudável é conseguir evitar a propagação de pragas. Essas que podem contribuir para um crescimento ruim das plantas, colaborando com doenças.
O ideal é sempre se preocupar com o cultivo de modo a usar a jardinagem como uma terapia semanal, que contribui com uma melhoria psicológica e traz mais vida orgânica para a sua rotina. Nesse sentido, acompanhe agora algumas dicas que podem ajudar você a cuidar melhor do seu jardim.
Boa leitura!
Como identificar que o meu jardim está com pragas?
Existem diversas características que podem indicar que as suas plantas podem estar doentes, afinal, não é toda praga que pode ser vista a olho nu como os insetos e lesmas.
Sendo assim, se a sua planta tem folhas amareladas, manchas de cor clara (essas que podem atrair formigas), folhas mais fracas, amarronzadas, e claro o mais óbvio, se as plantas estiverem com marcas de mordida, deve se preocupar, pois é provável que tenha alguma praga nas suas plantas.
Agora que já consegue identificar quando uma planta está doente conheça algumas dicas para manter o seu jardim saudável!
Utilize repelentes naturais
Você sabia que existem plantas que podem servir como repelentes naturais de pragas e insetos? Pois, sim! Diversas vegetações podem ser usadas para espantar todo tipo de praga, e ainda, contribui com novas espécies para o seu jardim.
São elas: alecrim, erva-doce, arruda, citronela, coentro, manjericão, hortelã, entre outras tantas que pode usar e algumas dessas plantas ainda são excelentes temperos.
Cuidar da circulação de ar
Essa dica precisa ser usada no planejamento do espaço para o jardim, se atente em deixar um certo espaço entre as plantas. Ou seja, procure não deixar todas espremidas em um lugar limitado.
Elas além de atrapalharem o crescimento de uma a outra, podem servir de abrigo para insetos e outros animais que contribuam com seu desenvolvimento não saudável.
Procure fazer o controle natural de pragas
E o que seria esse controle natural? Nada mais é do que se utilizar de outros animais que possam contribuir para um crescimento saudável das plantas. Ou seja, buscar atrativos que tragam sapos, eles podem colaborar para diminuir a incidência de insetos que podem prejudicar o seu jardim.
Faça a irrigação pela manhã
A irrigação pela manhã além de contribuir com um melhor resultado para com as plantas. Isto é, não deixa as folhas murchas e nem fracas. Além disso, também procuram favorecer no não aparecimento de pragas. Afinal, o solo muito encharcado e úmido pode atrair diversos lesmas e caracóis.
Sendo assim, quando regamos o jardim na parte da manhã o sol do meio dia ajuda a secar de forma harmônica evitando o surgimento do “indesejáveis”.
Barreiras físicas
Se a situação do seu jardim estiver preocupante, o melhor seria a utilização de barreiras físicas para contribuir com a melhora da planta nesse período. Ademais, uma tela simples envolta do jardim pode ajudar a afastar os insetos e animais que causem mal ao jardim.
Mesmo sendo algo simples essas barreiras podem colaborar e muito para a recuperação das plantas, dando espaço para o crescimento sem problemas.
Fique atento para não deixar água parada e solo muito úmido podem ser convidativos para pragas. Se nada que foi usado de forma pacífica funcionar o ideal é utilizar repelentes artificiais para espantar o máximo de animais.
No mercado de jardinagem você pode encontrar diversos tipos com instruções de como e quando se utilizar. Entretanto, se preferir pode procurar por um profissional capacitado para te auxiliar melhor. O importante é que seu jardim cresça de forma saudável.
Para mais conteúdos uteis para cuidar do seu jardim continue acompanhando aqui a Irrigamatic!
Comments